Sobre a Fisioterapia

O QUE É A FISIOTERAPIA?

A Fisioterapia é uma das profissões da área da saúde que trabalha com a recuperação do movimento humano.

O Fisioterapeuta restaura as funções que o corpo foi projetado para fazer – movimento e ação. Exemplo:
* Movimentar melhor uma perna fraca
* Elevar mais alto o ombro dolorido
* Respirar melhor para caminhar mais
* Aliviar a dor da coluna
* Praticar mais esportes
* Entre outros.

O Fisioterapeuta restaura uma função do cotidiano em que o paciente está com dificuldade de realizar, ou até ficou incapaz para tal, como dirigir, caminhar, carregar peso, trabalhar, permanecer sentado por longos períodos, praticar esportes, curvar-se, brincar com o cachorro, etc.

O paciente pode perder a capacidade física e a habilidade para as funções do cotidiano devido:
* Dores
* Rigidez nas articulações
* Fraqueza muscular
* Falta de resistência cardiorrespiratória
* Cirurgias
* Doenças Ortopédicas, Cardiovasculares, Metabólicas, Respiratórias, Renais, Neurológicas, Reumáticas, Câncer, Obesidade e Infecções
* Envelhecimento
* Processos inflamatórios
* Acidente – Queda, torção, pancadas, etc.

O papel do fisioterapeuta neste momento é identificar (por meio da Avaliação Fisioterapêutica) qual a maior dificuldade física, e a causa pelo qual o paciente está limitado.

E para combater as alterações locomotoras, o Fisioterapeuta utiliza de movimentos específicos, exercícios, recursos materiais, técnicas, equipamentos, conhecimento e raciocínio clínico especializado.