Síndrome de Guillain-barré (SGB)

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é caracterizada por um déficit motor e sensorial de rápida evolução ascendente, que afeta as extremidades e comumente o tronco.

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos dos déficits sensoriais no equilíbrio, status funcional e controle do tronco.
20 pacientes diagnosticados com SGB participaram, sendo testados com a Escala de Equilíbrio de Berg, Escala de Comprometimento de Tronco e Alcance Funcional Sentado, além de estabelecer o status de cada paciente com a Guillain–Barré Syndrome Disability Scale e o comprometimento sensorial com teste de sensibilidade com monofilamento e avaliação da propriocepção.
Houve uma correlação moderada entre testes sensoriais e funções motoras.

A gravidade da doença não causa mais problemas de propriocepção, mas afeta a sensação do toque leve. Embora a propriocepção não tenha afetado o alcance funcional na posição sentada, o toque leve afeta, enquanto a sensação de dor não teve correlação com escalas funcionais (apesar de já ter sido demonstrada em outros estudos).
O status de controle do tronco afetou o alcance na posição sentada, o equilíbrio corporal e o status de incapacidade.
O prejuízo na propriocepção causou problemas no equilíbrio, e isso resultou em um aumentado risco de queda.
Houve correlação da sensibilidade superficial dos pés com escalas funcionais, e determinou-se que a sensibilidade tende a piorar com o aumento da gravidade da doença.
Até recentemente, a reabilitação se concentrava apenas nas funções motoras, mas o presente estudo demonstrou uma correlação significativa e moderada entre as funções sensitivas e motoras. Os profissionais devem levar em consideração a função sensorial e motora na avaliação e programas de reabilitação.